Neste ultimo final de semana (22/05) a equipe de reportagem do Portal deMTnoticias.net esteve conhecendo in locco, a mais nova fronteira do desenvolvimento do Mato Grosso, a construção da BR-242, rodovia esta, que cruzará de leste/oeste o pais.
Estivemos visitando os canteiros, ou o inicio das obras no primeiro trecho que esta sendo executado de aproximadamente 160 Km, trecho este onde já foi liberado os trabalhos de pavimentação asfaltica, que correspondem a localidade de Santiago do Norte(Antigo Postinho, entroncamento com a MT-130) em Paranatinga e Nova Ubiratã, interligando com o já pavimentado trecho até a cidade de Sorriso.
Nossa redação pode visualizar no local varias máquinas pesadas, caminhões e um batalhão de homens em trabalhos de medições e terraplanagens.
Segundo o DNIT, que está investindo somente nesse trecho, onde foi dividido em quatro lotes, 135 milhões de reais e a previsão para conclusão das obras deste trecho de quase 160 KM é para o final de 2012.
O restante dos trechos da BR-242, que ligará as cidades de Gaucha do Norte, Canarana, região do Araguaia e os portos do Leste do Brasil devem ser liberados para as obras já nos próximos dias, pois ainda restam alguns tramites burocráticos para tal.
Quando concluído esse primeiro trecho, estará se fomentando o desenvolvimento de uma das regiões com topografia otima para o agronegocio mecanizado e esquecido foi, por mais de trinta anos, brecando o seu desenvolvimento por falta de logísticas, bem como da ausencia das políticas publicas de governo, como é o caso daquela região ou mais precisamente de Santiago do Norte.
Segundo o que a redação doMTnoticias.net pode apurar, a previsão é que Santiago do Norte deverá ser nos próximos anos uma das regiões mais desenvolvidas do Mato Grosso e porque não dizer do Brasil, pois alem de ficar as margens da BR-242, com uma logistica favoravel, ficará tambem no entroncamento da MT-130. Esta projetado e dito como certo, a construção de um dos terminais de embarque da ferrovia leste/oeste para aquela localidade em seu primeiro trecho, onde ligará tambem a Lucas do Rio Verde e na seqüência o estado de Rondônia.
Santiago do Norte será um ponto estratégico para embarques ferroviários do norte do Mato Grosso.
http://www.mtnoticias.net/site/noticia/9376
Nenhum comentário:
Postar um comentário