Obra a ser feita pela estatal Valec deve se iniciar em dezembro de 2013.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) começará a sair do papel em dezembro de 2013, prevê a Valec, estatal responsável pela obra. Com licitação para o projeto executivo de engenharia marcada para o fim de agosto, a chamada Ferrovia da Soja começa a caminhar após uma série de falhas elencadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no projeto básico.
Entre as principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fico é uma das mais atrasadas entre as futuras ferrovias do País. A expectativa inicial era ter iniciado as obras no final de 2010. Desde então, foram diversos adiamentos, até que o TCU impediu a licitação de milhares de trilhos devido a falhas no projeto. O trecho é a primeira parte de uma obra pretenciosa, a Ferrovia Transcontinental (EF-354), que ligará o litoral do Rio de Janeiro ao Acre, na fronteira brasileira com o Peru, interligando com a rede ferroviária daquele país até o Oceano Pacífico.
Na nova licitação do projeto executivo, dividida em sete lotes, as empresas vencedoras farão estudos mais aprofundados dos 900 quilômetros entre Campinorte, em Goiás - onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul -, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O detalhamento prevê dados topográficos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, entre outros, e a correção das falhas apontadas anteriormente pelo TCU. A expectativa da Valec é gastar em torno de R$ 70 milhões com o projeto executivo, que terá prazo de um ano para ser entregue.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Valec informou que a previsão é contratar o projeto executivo do trecho Campinorte até Lucas do Rio Verde até 5 de outubro deste ano. A empresa também prevê publicar o edital de licitação das obras até 15 de maio de 2013, fechar os contratos em agosto do mesmo ano e iniciar as obras em dezembro de 2013. Com relação aos problemas de atrasos no cronograma das obras, a Valec afirma tomar “todas as medidas necessárias para corrigir as falhas dos projetos e retomar o andamento no ritmo apropriado e condizente com a realidade de cada um”.
A realização da licitação do projeto executivo já anima o setor produtivo do Mato Grosso, principal produtor de grãos do País. Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística - formado por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil organizada -, afirma que “este projeto está entre as prioridades do Movimento”, pelo seu potencial de escoamento da produção. Após tantos adiamentos, agora o representante do Pró-Logística está mais otimista. “Com o projeto executivo, mais detalhado e técnico, acreditamos que finalmente a obra vai ser concretizada”, afirma Vaz. A Fico vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).
Cartola - Agência de Conteúdo
FONTE: SITE DO TERRA
http://transporteelogistica.terra.com.br/noticias/integra/126/ferrovia-de-integracao-centro-oeste-comeca-a-engatinhar
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