Ferrovia será construída; rodovia será duplicada
O Diário Oficial da União publicou ontem (14), o modelo e as condições gerais de concessão das ferrovias, o que inclui entre outros trechos, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que liga Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO).
De acordo com o modelo aprovado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, as licitações serão conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ocorrerão na modalidade de concorrência pública na BM&F - Bovespa, em São Paulo.
Será considerado vencedor de cada um dos leilões quem apresentar o menor valor da proposta econômica, composto pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional (TBDCO) e da Tarifa Básica de Fruição (TBF), obedecendo ao teto estabelecido no edital, ainda não lançado.
Rodovia
Sobre a concessão da BR-163, principal corredor para o escoamento de grãos no Estado de Mato Grosso, a novidade é que o edital deve ser aberto ainda este ano, uma vez que os estudos econômico-financeiros já foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Serão concedidos a iniciativa privada a gestão de 850 km da rodovia. Em contrapartida, a vencedora da licitação terá de duplicar o trecho até o quinto ano de concessão, sendo que 10% da obra deve ser concluída antes do início da cobrança de pedágio.
O contrato de concessão é de 30 anos e estabelece como valor inicial máximo de pedágio R$ 4,05 para cada 100 km de percurso. O modelo de contrato está aberto a participação de empresas brasileiras ou estrangeiras, instituições financeiras, fundos de pensão e investimentos.
De acordo com o modelo aprovado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, as licitações serão conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ocorrerão na modalidade de concorrência pública na BM&F - Bovespa, em São Paulo.
Será considerado vencedor de cada um dos leilões quem apresentar o menor valor da proposta econômica, composto pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional (TBDCO) e da Tarifa Básica de Fruição (TBF), obedecendo ao teto estabelecido no edital, ainda não lançado.
Rodovia
Sobre a concessão da BR-163, principal corredor para o escoamento de grãos no Estado de Mato Grosso, a novidade é que o edital deve ser aberto ainda este ano, uma vez que os estudos econômico-financeiros já foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Serão concedidos a iniciativa privada a gestão de 850 km da rodovia. Em contrapartida, a vencedora da licitação terá de duplicar o trecho até o quinto ano de concessão, sendo que 10% da obra deve ser concluída antes do início da cobrança de pedágio.
O contrato de concessão é de 30 anos e estabelece como valor inicial máximo de pedágio R$ 4,05 para cada 100 km de percurso. O modelo de contrato está aberto a participação de empresas brasileiras ou estrangeiras, instituições financeiras, fundos de pensão e investimentos.
FONTE: MÍDIA NEWS
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