Obra a ser feita pela estatal Valec deve se iniciar em dezembro de 2013.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) começará a sair do papel em dezembro de 2013, prevê a Valec, estatal responsável pela obra. Com licitação para o projeto executivo de engenharia marcada para o fim de agosto, a chamada Ferrovia da Soja começa a caminhar após uma série de falhas elencadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no projeto básico.

Na nova licitação do projeto executivo, dividida em sete lotes, as empresas vencedoras farão estudos mais aprofundados dos 900 quilômetros entre Campinorte, em Goiás - onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul -, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O detalhamento prevê dados topográficos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, entre outros, e a correção das falhas apontadas anteriormente pelo TCU. A expectativa da Valec é gastar em torno de R$ 70 milhões com o projeto executivo, que terá prazo de um ano para ser entregue.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Valec informou que a previsão é contratar o projeto executivo do trecho Campinorte até Lucas do Rio Verde até 5 de outubro deste ano. A empresa também prevê publicar o edital de licitação das obras até 15 de maio de 2013, fechar os contratos em agosto do mesmo ano e iniciar as obras em dezembro de 2013. Com relação aos problemas de atrasos no cronograma das obras, a Valec afirma tomar “todas as medidas necessárias para corrigir as falhas dos projetos e retomar o andamento no ritmo apropriado e condizente com a realidade de cada um”.
A realização da licitação do projeto executivo já anima o setor produtivo do Mato Grosso, principal produtor de grãos do País. Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística - formado por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil organizada -, afirma que “este projeto está entre as prioridades do Movimento”, pelo seu potencial de escoamento da produção. Após tantos adiamentos, agora o representante do Pró-Logística está mais otimista. “Com o projeto executivo, mais detalhado e técnico, acreditamos que finalmente a obra vai ser concretizada”, afirma Vaz. A Fico vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).
Cartola - Agência de Conteúdo
FONTE: SITE DO TERRA
http://transporteelogistica.terra.com.br/noticias/integra/126/ferrovia-de-integracao-centro-oeste-comeca-a-engatinhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário