terça-feira, 13 de agosto de 2013

Licitação da ferrovia entre MT e GO deve sair em dezembro

Investimento previsto é de 6,6 bilhões e, 1.000 quilômetros de ferrovia.


Ferrovia chegará a Lucas do Rio Verde em cinco anos, segundo previsão do Governo
A audiência pública sobre a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), que vai ligar Mato Grosso a Goiás - será realizada no dia 14 de agosto, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

A aprovação do projeto pela população em audiência pública é a última etapa antes do lançamento da licitação da obra. De acordo com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, o leilão do trecho de 1.065 quilômetros, entre Goiás e Lucas do Rio verde - MT (354 km ao norte de Cuiabá), deve ocorrer em dezembro deste ano.

O investimento estimado é de R$ 6,6 bilhões, ou cerca  de R$ 6,2 milhões por quilômetro da estrada de ferro. O traçado inclui a construção d pontes, viadutos e pátios de cruzamentos. "Após a ferrovia passar pela consulta pública, o Governo Federal vai publicar o edital e realizar o leilão. Em dezembro, deve ser alerta a licitação, e a empresa vencedora vai fazer o projeto executivo e a obra. Em cinco anos, a Fico estará pronta para operar e ajudar no escoamento da produção mato-grossense", disse Vuolo. 

A Fico será licitada no novo marco regulatório ferroviário brasileiro, em vigor desde o ano passado. Pelas novas regras, o Governo firmou o compromisso de subsidiar o valor de até 85% da carga prevista no estudo de viabilidade, dando aos investidores a segurança de que o investimento ter;a retorno garantido. Outra mudança foi com rela;cão ao modelo de exploração da estrada de ferro. Elas passarão a funcionar como as rodovias privatizadas, em que basta pagar um pedágio para utilizar os trilhos.

Traçado

A Fico tem início no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, no município de Campinorte, em Goiás, corta o Estado de Mato Grosso de leste a oeste na região médio-norte, e está projetada para chegar até Vilhena, em Rondônia.

Somente o trecho entre Campinorte e Lucas do Rio Verde terá 1.065 km de extensão, o que multiplicará a extensão da incipiente malha ferroviária mato-grossense. A segunda etapa da ferrovia será a extensão até Vilhena (RO), com mais de 598 km de trilhos. Ela faz parte de um projeto maior, a Ferrovia Transcontinental, que sairá do litoral norte do Rio de Janeiro, cortando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre até o Peru, promovendo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.  

Encontro

Francisco Vuolo participou, nesta terça feira e quarta feira (7 e 8), do 4o. Encontro de Ferrovias em Vilhena (ES). Na ocasião, Cuiabá se candidatou para sediar o próximo encontro, em 2015, e, de acordo como secretário, há grandes chances de a capital mato-grossense ser escolhida. O anúncio da próxima sede deve ser feito em setembro.

"No próximo encontro, Cuiabá já terá o VLT (veículo leve sobre trilhos) em funcionamento, e é possível que as obras da ferrovia Senador Vicente Vuolo, do trecho entre Rondonópolis e a capital, já estejam em andamento. Para Cuiabá , é importante receber um evento como esse, que traz mais de mil pessoas, e serve para discutir diversos temas relacionados ao transporte ferroviário", disse.

Laíse Lucateli
da redação

FONTE: Mídia News.







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