quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa promove educação rural / Silval participa com Dilma do lançamento do Pronacampo



Programa promove educação na zona rural


A realidade de quem vive na zona rural de Mato Grosso e quer estudar deve mudar para melhor

                                             Escola na zona rural: governo federal promete recursos; agora é aguardar para ver
JARDEL PATRÍCIO ARRUDA
Da Reportagem


A realidade de quem vive na zona rural de Mato Grosso e quer estudar deve mudar para melhor. O Governo Federal lançou o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no campo. O programa, que destinará R$ 1,8 bilhão por ano para a educação na zona rural pode ser a solução para as dificuldades enfrentadas por alguns municípios do interior em sustentar escolas nas comunidades rurais.                              


Estado de grande dimensão e economia majoritariamente rural, a educação no interior de Mato Grosso é um importante marcador social, além de um dos requisitos para o crescimento de uma comunidade focada na agricultura familiar. “Se você fecha uma escola em uma comunidade, você mata essa comunidade. Como é que um trabalhador vai ficar em um lugar sem escola para o filho estudar?”, pondera Rui Leonardo, coordenador estadual de educação rural, que esteve em Brasília acompanhando o governador Silval Barbosa no lançamento do Pronacampo. 

Segundo Rui, muitos municípios alegam dificuldades financeiras para manter uma escola no campo em funcionamento. Esse fato prejudicaria o planejamento estadual de ampliação da rede estadual de escolas rurais. “A rede estadual no campo vem crescendo. Temos 158 escolas espalhadas pelo estado e temos planos de ampliar esse número. Entretanto, alguns municípios fecham escolas por dificuldades financeiras e isso também nos prejudica”, conta. 

Tendo esse problema em vista, o Pronacampo tira do poder público municipal a autonomia de fechar uma unidade escolar. Uma prefeitura pode indicar o fechamento de uma escola, mas a proposta terá de passar pelo Conselho Estadual de Educação. Somente se o conselho permitir é que a instituição de ensino poderá ser fechada. 

Além de impedir o fechamento de escolas no campo, o Pronacampo também focará a formação do professor. Conforme explicou Rui Leonardo, haverá programas de qualificação e incentivos para a permanência desse profissional na zona rural. 

A chegada do ensino profissionalizante também é uma das frentes do programa. “A nossa geração de alunos de assentamentos de reforma agrária, assentamentos tradicionais, de floresta e de quilombos terão mais oportunidades e a opção de continuar no campo se assim quiser”, pontuou o coordenador de educação na zona rural. 

Outras medidas previstas no Pronacampo são a ampliação de verbas para ampliação e manutenção da estrutura física de escolas no campo, bem como para a ampliação da rota e da frota de transporte escolar. Além disso, o novo programa realinha todos os outros já existentes, como o Projovem Campo, Escola da Terra e o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Rural.

FONTE:http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=408602

____________________________________________________________________________________________

Silval participa com Dilma do lançamento do Pronacampo

Fonte: Assessoria


O governador Silval Barbosa participou, no final da manhã, no Palácio do Planalto, juntamente com a presidenta Dilma Rousseff, da cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Governo Federal. O objetivo do Programa é alavancar a qualidade da educação para as pessoas que moram na zona rual e quilombolas de todo o Brasil e tem como principais ações a construção de escolas e qualificação de professores. A criação de grades curriculares e disciplinas específicas adaptadas à realidade dos estudantes que vivem na zona rural também faz parte do programa.


Para o governador Silval Barbosa o Programa é nobre e será de grande importância para valorizar ainda mais aqueles que moram no campo. "Temos um número muito grande de pessoas que moram na zona rural no nosso Estado, além dos quilombolas também e fico feliz de participar desse evento que abrange todo o país e vem justamente para melhorar a qualidade de vida dessa população".


A presidenta Dilma Rousseff disse que o Programa Nacional de Educação no Campo fará a diferença, porque, além de pensar no momento atual, ele projeta um novo horizonte para os moradores da zona rural. Dilma classificou o Programa como "estratégico" e disse que o seu lançamento é um momento no qual ela sente orgulho de ser presidenta do Brasil.


Dilma destacou o papel do pequeno produtor e que aposta que a agricultura familiar será o caminho para um país mais justo e democrático. Que é preciso mudar a feição do campo, para que ele se transforme em um lugar digno. Para isso, é preciso contar com a participação dos governadores, prefeitos e também dos movimentos sociais do campo. Para Dilma é preciso reconhecer e articular a realidade do homem do campo e que a articulação do programa é uma mostra desse reconhecimento. A presidenta destacou a Escola Técnica Rural, que oferecerá um formação profissional para o estudante do campo e afirmou que os professores rurais precisam ter a mesma formação dos professores da cidade.


O Governo de Mato Grosso possui, em um de seus braços de administração o foco no fortalecimento da agricultura familiar e do homem que vive no campo e dali tira o seu sustento. São diversos programas destinados àqueles que vivem na zona rural por meio das entidades ligadas ao setor, como a Empaer que oferece os mais variados tipos de oficinas aos municípios do interior. "Essa é a importância de um programa como Pronacampo, que hoje foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff, e que aliado às nossas ações de interiorização e fortalecimento da agricultura familiar vai melhorar significativamente a vida das pessoas que moram no campo", enfatizou o governador.


FONTE: http://www.sonoticias.com.br/noticias/10/147706/silval-participa-com-dilma-do-lancamento-do-pronacampo

_____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário